Wikipédia

Resultados da pesquisa

Google Tradutor (apenas para estrangeiros)

segunda-feira, 15 de março de 2021

Filmes, séries e documentários que foram mostrados na secundária e a minha experiência com eles

Estes são os filmes que foram mostrados na escola secundária em que andei. Como estou a querer apagar o passado, não vou mencionar a escola onde andei, vou só partilhar os filmes para tirarem as vossas conclusões. Estou aberto a opiniões, podem partilhá-las nos comentários.


10º Ano.

Linha Mortal 

Foi o primeiro filme que vimos. Originalmente era para vermos o Matrix, como é costume no início em filosofia. Achei abominável os procedimentos e saí poucos minutos depois. 


Colisão

Vimos em filosofia no âmbito da matéria dos valores. Por ter lido a sinopse do filme saí logo. No ano seguinte mostraram em inglês no âmbito da matéria do multiculturalismo.



A Missão

Vimos no início do ano em história. Não me fez tanta impressão. Talvez por eu sempre ter gostado muito de história e por abordar temas que são estudados cá, embora sensíveis. 



A Gaiola Dourada

Vimos no primeiro período em geografia. O filme deixou-me com algum receio de visitar a cidade das luzes, porque já perdi a oportunidade de lá ir e é o meu sonho atual.



Robô & Frank

Primeiro filme mostrado em inglês. Fala sobre um ladrão de joias reformado que recebe um robô do filho e usa-o para voltar a cometer assaltos. Não foi dos que mais me incomodaram, no entanto também consegui sentir a relação entre eles os dois.




Grito de Revolta

A professora costuma passar este filme aos alunos. É um filme subestimado, mas quem é fã do DiCaprio deve conhecê-lo. Ela avisou que quem quisesse podia sair, eu fui o único e foi por uma unha negra que não me chateei com ninguém.

11º ano

Como já referi, voltámos a ver o Colisão, desta vez na aula de inglês, quando demos uma matéria semelhante.
Também estivemos para ver O Diabo Veste Prada, quando demos a moda em inglês, mas não tivemos oportunidade. No terceiro trimestre quando demos a União Europeia, eu sugeri mostrar o filme Milhões, sobre dois irmãos que encontram um saco que dinheiro roubado e têm de o gastar antes da aderência do Reino Unido á UE. Cheguei até a emprestar o DVD à prof., mas esta achou que não seria possível pois iríamos perder duas aulas com feriados e as aulas de preparação para o exame eram uma prioridade.

Vatel


Primeiro filme que vimos no segundo ano do secundário em história, no âmbito do Antigo Regime. Eu na realidade, adorei ver este filme, apesar de não termos conseguido ver no idioma original, e de ter uma cena com sons severamente irritantes.

Amistad

Apesar de certas pessoas não conseguirem aguentar este filme, pelo tema que aborda, eu também adorei e considero-o bom.


O Nome da Rosa



Vimos em filosofia e as cenas de tortura e morte quase que me fizeram deitar fora o almoço. Nem sei como consegui aguentar ver algumas cenas. 


O Clube dos Poetas Mortos





Vimos em filosofia, mas não vimos o final, por isso não tive tempo de apreciar o filme, mas posso dizer que achei que tinha uma fotografia muito escura.



Um Peixe Fora de Água


A professora de português pediu-nos sugestões de filmes sobre o mar e eu trouxe o Navegante do Buster Keaton, que era mudo, Um Barco e Nove Destinos do Hitchcok, que não tinha legendas, o DVD. Acabámos por ter de ver Um Peixe Fora de Água do Wes Anderson que também tinha trazido. Não gostei muito porque o meu pai pensou que não tinha asneiras por ter gostado do Moonrise Kingdom.

Brilhantina



A professora de português decidiu passar e as canções ficaram-me gravadas na cabeça. Eu não me importei com nada, pois é um clássico, embora o disco já tenha tido as suas alturas.


As Sufragistas

Vimos no terceiro período em história e adorei, foi o filme histórico que mais gostei de ver nas aulas de história. Até compreendo porque razão um amigo brasileiro meu diz que é divertido.

Os Maias

Na minha opinião, este filme (que não poderia ficar de fora) dispensa totalmente apresentações e é praticamente olvidável.

Em Nome da Amizade

Vimos em filosofia. Para quem não conhece, ou não viu, o filme é com o Adam Sandler e com o Don Cheadle que interpretam dois amigos de infância que se reencontraram. Mas é muito triste porque um deles faz o papel de um pai que perdeu a família nos ataques de 11 de setembro e continua afetado. É difícil de acreditar que vi o filme até o final.

Race: 10 Segundos de Liberdade

Vimos em educação física. É fácil de perceber que é sobre o atleta negro dos jogos olímpicos de Berlim de 1936. Achei que era apenas mais um filme inspirado numa história verídica, mas bom e a experiência neutra. No entanto, não tenho a certeza se foi neste ano ou no anterior que o vimos no auditório.

12.º ano

Os Tempos Modernos





Considero que com este filme, pode-se ensinar muita coisa. Vi-o poucas vezes e tenho a sensação de tê-lo visto muitas mais, porque compreendi perfeitamente a sua importância histórica. A professora de sociologia pediu-nos para fazer uma o ver com olhos mais adultos e assim eu o fiz e preenchi uma ficha de apreciação crítica.

A Testemunha




Vimos em sociologia. Penso que fiquei horrorizado com o início. Preenchi a ficha de apreciação crítica, pela papelada que sobrou que descartei. No entanto a professora não se recorda bem se eu saí do filme. Também não me lembro de como é o resto do filme. Só sei que meses depois o Harrison Ford saiu da minha ex-lista negra. Este filme é recomendado pelo programa da disciplina.

O Menino Selagem



A professora continua a mostrar em psicologia. Pelo que me lembro, fez-me imensa impressão. A professora também não consegue confirmar se eu saí, mas vendo cenas consigo me lembrar de algumas coisas. A professora só sabe que avisa sempre do conteúdo dos filmes projetados.

Freud, Além da Alma


Quando soube que iam passar o filme em psicologia, não quis ver e fui-me embora. Perguntei ao meu melhor amigo, e ele não me soube responder sobre o filme. Apaguei esse e-mail. O motivo, não me perguntem.


Realizar o Impossível


Em educação física, mostraram este filme no auditório ao pé o refeitório e eu não quis ver, não sei porquê. O que sei é que o meu melhor amigo só se lembrava deste filme e gostou. Eu resolvi ver no dia do meu batismo de surf e fiquei muito arrependido de não ter querido ver.



Documentário
10.º ano

                                                 A Inundação da Terra

                                

Vimos em geografia, no âmbito da matéria dos recursos naturais.  Está disponível no Disney+.


11.º ano
Grande Reportagem (SIC)

Vimos no âmbito da matéria da agricultura e eu até soube apreciar, apesar de em geral, ser uma matéria com o qual os alunos não estão muito familiarizados.

12.º ano

Portugal antes da Democracia  e Portugal, um Retrato Social


Segundo a minha ex-professora de sociologia, estes documentários foram mostrados, mas eu não recordo absolutamente nada de os ter visto, infelizmente.



Séries.
10.º ano
Cosmos

Vimos no início do ano, em geografia, alguns episódios, e eu achei muito instrutivo, este é o tipo de conteúdos que deviam ser mostrados nas aulas.

11.º anos

Amor de Perdição (RTP Ensina)

Vimos alguns episódios, o meu pai é a pessoa que mais sabe sobre Camilo Castelo Branco.


Enfim, estes foram os filmes e outros programas passados na minha última escola. A meu ver, não me parece uma lista muito consistente. Mas eu quero estender esse debate para os comentários. Será o programa das escolas realmente é o melhor?
As do 2ª e 3ª ciclo estarão numa publicação à parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário