Wikipédia

Resultados da pesquisa

Google Tradutor (apenas para estrangeiros)

domingo, 14 de fevereiro de 2021

O Rato que salvou a Disney

 



Quando Walt Disney fundou a Disney disse que tudo começou com um rato. Contudo, quem havia de dizer que seria com um rato que a empresa seria salva.

Vamos então explicar o contexto:

Depois de ter lançado vários sucessos (e passado pela guerra, também), em 1966, Walt Disney faleceu as 64 anos. Com esta perda, o estúdio teve vários problemas internos, que resultou numa queda de qualidade na escrita e na produção dos filmes seguintes. Chegava ao fim a Era de Prata e começava a Era de Bronze. Neste período, o estúdio fez filmes não tão bem sucedidos quanto nos anos anteriores. Um dos filmes produzidos foi Taran e o Caldeirão Mágico, adaptado da série de livros de Lloyd Alexander. Este filme, pela sua temática obscura e por ter sido lançado no mesmo ano que o filme dos Ursinhos Carinhosos, trouxe um prejuízo de mais de vinte milhões de dólares para o estúdio, que foi forçado a adiantar a estreia do seu novo projeto: Rato Basílio, Grande Mestre dos Detetives. Este filme, adaptado também de uma série de livros conhecidos, estimado num orçamento de catorze milhões de dólares, conseguiu faturar mais de trinta e oito milhões de dólares. Esta receita conseguiu fazer a Disney reerguer-se novamente e voltar à produção de novos filmes musicais, tendo lançado filmes conhecidos por todos, A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro, Aladdin, e vários outros, dando início ao renascimento.

Porque razão este filme não é tão conhecido?

A própria Disney, com certeza, não tem vontade de divulgar, pelas mesmas razões que o filme anterior a este não é muitas vezes relançado. A empresa tenta evitar ao máximo que períodos como este se repitam, como se veio a verificar mais tarde, nos anos 2000, mas isso é outra história.

Dado este contexto, o filme infelizmente não teve uma versão portuguesa, uma vez que não era tão relevante, como outros da mesma altura. Contudo, está disponível no Disney+ e recomendo vivamente a ver, quem nunca viu um dos filmes mais importantes da história da gigante das animações. Recomendo também o vídeo do canal Imaginago sobre o filme, publicado no início de 2021.

Porque razão partilho este filme?

Este filme foi provavelmente o único filme de animação que o meu irmão viu no cinema quando era pequeno. Também uma amiga da minha irmã adora este filme e recentemente voltou a ver pouco tempo depois do lançamento da plataforma de streaming da Disney no país.

Curiosidades sobre o filme.

Um dos animadores do filme, Phil Nibbelink, foi também realizador de outro filme com um rato protagonista, Um Conto Americano 2: Fievel no Oeste, da Amblimation.

É possível ver um brinquedo do personagem Dumbo numa cena em uma loja de brinquedos.

O filme foi lançado originalmente com a curta "Clock Cleaners", de 1937.

Foi o último filme de animação da Disney com o nome Walt Disney Productions antes de ser rebatizado como Walt Disney Feature Animation.

Foi também o primeiro filme da Disney com o nome The Walt Disney Company.

Foi a estreia na realização  de John Musker e Ron Clements respectivamente, que mais tarde seriam responsáveis por A Pequena Sereia, Hércules e inúmeros outros filmes.




Sem comentários:

Enviar um comentário