FormigaZ da Dreamworks e Uma Vida de Inseto da Pixar são dois filmes sobre formigas lançados no ano de 1998. Ambos os filmes apresentam um protagonista diferente dos restantes personagens.
FormigaZ, lançado no dia 2 de outubro de 1998, apresenta-nos uma Z, uma formiga operária que com o objetivo de ajudar a colónia. Contudo é uma formiga diferente. O personagem questiona sobre ir contra o sistema, sobre o que é certo ou não, sobre ser livre. Ele então se apaixona pela Princesa Bala e a leva para fora do formigueiro.
Já em vida de Inseto, lançado no dia 25 de novembro de 1998. É protagonizado por Flik, um inventor que tenta facilitar o trabalho do formigueiro. De tanto sofrerem tanta opressão por parte dos gafanhotos, Flik parte à procura de outros insetos, para poder dar-lhes uma lição.
Vamos então explicar o que aconteceu com estas duas empresas de animação:
Para sabermos o que aconteceu, vamos então conhecer um senhor chamado Jeffrey Katzenberg. Este homem tornou-se chefe executivo dos estúdios da Disney em 1984. Foi executivo de filmes renascentistas da Disney como A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro, Aladdin, entre outros. Foi responsável por tirar a Disney da falência da década anterior.
Contudo, 1994, após a morte de Frank Wells, ex-presidente da Walt Disney Company, Katzenberg foi demitido do cargo. Jeffrey até propôs a compra da Pixar, que era apenas distribuída pela Disney, mas sem sucesso. Então, Katzenberg funda o seu próprio estúdio, Dreamworks SKG, juntamente com Steven Spielberg e David Geffen.
Uma vez que Jeffrey Katzenberg tinha sido presidente da Disney, ele sabia dos futuros projetos da empresa. Ele sabia que a Pixar estava a trabalhar num filme sobre formigas desde 1988. Então, Katzenberg produziu o seu próprio filme sobre formigas. O próprio John Lasseter, realizador do filme Uma Vida de Inseto, tinha lhe contado a história do filme.
Como foi a questão do lançamento?
Em 1996, a Dreamworks estava a produzir uma animação chamada O Príncipe do Egipto, originalmente programa para ser a sua primeira animação, lançada em 1998. No entanto, Jeffrey Katzenberg sabia que se quisesse entrar no mercado de animações, tinha que começar com uma animação em 3D, como a Pixar.
Steve Jobs, que teve um papel importante na criação da Pixar, contactou Jeffrey Katzenberg, como seria de esperar, ao saber desta situação, a pedir a Jeffrey Katzenberg que não lançasse o filme na mesma altura que o filme da Pixar. Katzenberg disse que poderia adiar o lançamento do filme FormigaZ se a Disney pudesse adiar o lançamento do seu filme daquele ano. Contudo, Steve Jobs respondeu que tal ação não seria possível.
Jeffrey Katzenberg continuou a produção do seu filme e acabou por lançá-lo então no ano de 1998. FormigaZ acabou por ser um moderado sucesso. Num orçamento de sessenta milhões de dólares, arrecadou no total 171,8 milhões de dólares. Já Uma Vida de Inseto, num orçamento de quarenta e cinco milhões de dólares, quase metade do orçamento do filme gémeo, faturou mais de 360 milhões de dólares.
Depois destes lançamentos, Jeffrey Katzenberg continuou presente na Dreamworks, sendo responsável por sucessos como Shrek, O Panda do Kung Fu e Como Treinares o Teu Dragão.
Elenco de Uma Vida de Inseto: Rui Luís Brás (Flik); João Lagarto (Hopper); Luís Mascarenhas (Francis); Rui Paulo (Slim); Leonor Alcácer (Atta); Margarida Rosa Rodrigues (Rosie); Jorge Sequerra (Sr. Solo); Carmen Santos (Cigana; Dr. Flora); Irene Cruz (Rainha); Canto e Castro (Manny); Paulo Oom (Heimlich; Tuck); Fernando Luís (P.T. Pulga); José Jorge Duarte (Molt); Paulo Gomes (Dim); Peter Michael (Roll); Pedro Pinheiro (Cornelius); Carlos Vieira de Almeida (Thorny).
O filme FormigaZ não teve versão portuguesa.
Obrigado pelos canais Culturas Insanas e Projeto Corneta pela recolha da informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário